quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A sorte do abismo.

Decisão é ouro, tesouro mais raro. Eixo. Porque depois das dúvidas, das incertezas, pisar num terreno sólido e firme é como achar a saída. Quando ouço os versos de Depois do Perigo, de Zélia Duncan, vejo que é isso aí. Muitas vezes o abismo é que norteia a clareza das idéias. “Não, não me aqueça. Hoje eu quero o frio. O vazio. Que a sorte deixou aqui. Quero sentir a altura do abismo. Pra eu poder subir depois do perigo.” Exige força, coragem!
A limpeza, a catarse passa por análises. Costumo criar nortes a partir de elementos que reforcem a segurança dos processos. Cada um tem suas lanterninhas para efetivar as opções. Gosto de acender primeiro as do amor e da fé para clarear as incertezas e inquietações.O caminho fica mais tranquilo se sinto paz e doçura no coração.
Bacana, bacana mesmo é quando subimos à tona por nós mesmos. Aponta amadurecimento. E a canção de Zélia continua: “Não, não me acalme com silabas doces. Hoje eu quero o açoite das palavras rudes. Pra que eu possa me defender em atitudes. Não, por favor hoje não me proteja. Para que eu finalmente veja. O que a vida reservou para mim.” Vê, fala daquela parte em que o sofrimento e a solidão são como lentes que vão ampliando o prisma da força que traz a compreensão, o entendimento daquilo que nos cabe viver. 
Segundo Aristóteles é a purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama. Melhor perceber a sorte da escuridão. 

2 comentários:

  1. Me fez lembrar uma frase de René Descartes: "Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos."

    ResponderExcluir
  2. Bonita reflexão, Leitores e Cinéfilos!
    A mente sozinha se perde, acumula lixo, como diz R Descartes. Completa-se quando unida ao coração. Transforma-se em consciência. Não é assim? Bom quando agimos com esse equilíbrio.
    Obrigada sempre.

    ResponderExcluir