terça-feira, 3 de agosto de 2010

Canção particular.

Outro dia ouvi que há um maestro em nós. Penso que cada um emite a sua nota. E a sintonia segue as orientações de nossas emoções, pensamentos e impulsos mais secretos. Fico imaginando que quando as vibrações internas começam a se movimentar, o todo em nossa volta inicia os processos silenciosos e profundos da plasmação. E aí: acontecem os fatos. A vida!
E Rubem Alves explica assim: “Toda alma é uma música que se toca.” Uma beleza de entendimento. Dizem que verdadeiramente podemos expressar com naturalidade tudo o que sentimos e pensamos. Para isso é fundamental ética e respeito mútuo.
Pesquisando sobre Taquigrafia, li sobre Charles Dickens, romancista inglês, que também foi taquígrafo por algum período. Gostava de ler intensamente e deixou alguns romances e contos. Olha só que interessante o que ele escreveu: “O coração humano é um instrumento de muitas cordas; o perfeito conhecedor dos homens sabe fazer vibrar a todas, como um bom músico.” Ele acrescenta aí os ingredientes do amor. Puro sentimento de calor. Traduzindo: solidariedade, acolhimento, gratidão, retribuição e consideração exterior. Proponho afinarmos nossos instrumentos internos a todo instante.  Orquestrando assim, interpretamos a obra com claridade numa melodia individual mais limpa, bela e artesanal.

3 comentários:

  1. Oi Ane,
    Gosto das analogias humanas com a música.Talvez porque vejo a música como a matemática, algo exato e limpo, livre de ruídos.Penso que a perfeição seja isso.Quem sabe não fomos criados para tal Perfeição?
    bjs
    Cleo

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa analogia, acredito que através da música nossa alma fala-nos mais,e se não somos capazes de transmití-las na sua forma mais harmônica, somos capazes de sentí-las.

    Romulo Nunes

    ResponderExcluir
  3. Chris, querida, que lindo! "Afinar o instrumento" é tudo que precisamos, para que a musica que "apresentarmos" aos que nos cercam não seja executada de maneira desafinada. Esse Chisconta é um carinho q me faço a cada post. Bjjj

    ResponderExcluir