domingo, 18 de julho de 2010

Assim como nós perdoamos ..


A palavra perdoar vem do latim vulgar perdonare. É formada pela junção do prefixo per (através de) com a palavra donare, que representa o ato de doar ou, melhor ainda, dar-se. Dar o melhor de si; dar amor, compreensão e compaixão. Nada fácil. Porém quando praticamos esse gesto com total profundidade, experimentamos a libertação do outro, e mais ainda: de nós mesmos.
Faz alguns anos, estava assistindo a uma palestra no colégio de meus filhos, e o orador solicitou que praticássemos ali, naquele instante, o exercício do perdão. Através da imaginação criadora, deveríamos pensar em alguém com quem tivemos algum tipo de contrariedade. Deveríamos imaginar essa pessoa de um lado da ponte, e nós do outro lado. O exercício seria o de atravessar a ponte, libertando-nos – pelo caminho - dos sentimentos negativos que envolviam nosso relacionamento com aquela pessoa. Criando uma atmosfera de paz entre nós duas. Até que chegaríamos do outro lado e a abraçávamos. Podíamos pedir ajuda à divindade. Posso dizer que ali percorri todos os passos mentalmente e até abracei a pessoa.
Saindo dali, observei que faltava a parte mais importante: realizar o mesmo ato no coração. E para isso, sim, foi exigido de mim mesma desenvolver ações que correspondessem ao sentimento de libertá-la dos meus ressentimentos e mágoas. Compreender verdadeiramente que havia errado, porém eu poderia entender isso. E consegui dar os passos necessários. Foi preciso muita coragem, compreensão e doação, mas dei o abraço pessoalmente.
O Pai Nosso, a oração mais importante entre os cristãos – ensinada pelo próprio Cristo –considera o perdão uma forma de estabelecer uma relação com Deus e com os homens. “Perdoai nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tenha ofendido”. Erramos, falhamos, mas esperamos sempre ser perdoados pelo Pai. Logo em seguida pedimos força para evitar as tentações e proteção contra os infortúnios da vida. Sim, o perdão precede a proteção e a segurança.
E Mahatma Gandhi dizia com muita sabedoria: "O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte." Isso é muito encorajador. Debilita os movimentos dos defeitos. Traz possibilidades para nosso egoísmo.

Um comentário:

  1. É Cris, tem muita gente precisando lê esse texto lindo e internalizar. Fazer reflexão é remédio para tds, infelizmente poucos usam! Parabéns pela sua sensibilidade!

    ResponderExcluir