sábado, 24 de julho de 2010

Simples assim!













Rotinas existem para nos orientar. São saudáveis. Não há mal em se sentir agradavelmente bem após o banho matinal. Beleza! Os exageros é que estão fora de lugar. Aliás, insistimos em passar do ponto. Pra mais ou pra menos. "Deve-se governar uma grande nação como se cozinha um pequeno peixe. Sem exagero." (Lao Tsé) Vê, um pequeno peixe é algo tão simples de se preparar que olhando assim, não imaginamos motivos para complicar o cozimento.
Posso dizer que todas as vezes em que observei o comportamento humano elegante, percebi total desprendimento de vaidades ou complicações. Por isso simplicidade. A cada dia torno-me mais e mais adepta ao cotidiano sem exageros. O que quero dizer é que saibamos aproveitar os pequenos e deliciosos prazeres do dia a dia, as rotinas agradáveis. Aquilo que Nando Reis poeticamente traduz em: “O que me faz feliz são coisas pequenas. Um lindo arco-íris riscando o fim de tarde.”
É apenas uma questão de perceber a alegria experimentada por desempenhar com leveza hábitos que, muitas vezes, automatizamos. Olha, entendo que priorizar e cultivar a atenção em si é uma bússola íntima enriquecedora. Porque robustece as nossas escolhas.
A gente nem se dá conta mas os gregos, aqueles que encontravam explicação para tudo, pelas forças emanadas pelo monte Olimpo, diziam que a relação do homem com o tempo se complicava justamente pela tensão que existe entre ambos. Sutilizemo-nos. Dizem fazer uma grande diferença em nossa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário