sexta-feira, 1 de abril de 2011

Varandas ..

Estive pensando sobre as varandas.  A minha é muito boa, me deixa na altura da copa de um flamboyant coberto de flores vermelhas. As flores atraem os pássaros. Cedinho eles começam a chegar para saudar o sol e passam o dia inteiro cantando. De tardinha chegam as cigarras. As varandas sempre me trazem ideia de possibilidades, abertura para outras esferas. Sempre fico melhor quando sei que há cor, movimento e diferença por perto. 
Certa vez, li assim num texto do Rubem Alves: "Aprendi um novo verbo: navarandolhar, que significa precisamente “na varanda olhar”; assentar-se na varanda, sem querer fazer nada, totalmente entregue à contemplação." Essa coisa quieta que nos faz contemplar, olhar atentamente algo é profundamente tranquilizadora. Aquieta os pensamentos e torna o coração mais suave. Imagino o quanto mecânicos não seríamos se não fossem esses momentos raros e enriquecedores. Porque o cotidiano em geral nos envolve e obriga a cumprir uma série de compromissos. Nossas responsabilidades. 
O certo é que há essa possibilidade de não nos afastarmos da luz que insiste em brilhar em nossa essência. Pra isso só é necessário escolhermos bem nossas impressões diárias, não descuidar. Atenção exterior aliada à atenção interior. É aquilo que está num dos textos judaicos: "Como o mundo é claro e belo, quando não nos perdemos nele, e como é escuro o mundo, quando nos perdemos nele!"  

Um comentário:

  1. As varandas são lugares que nos proporcionam a vista do externo e o interno de cada um. A minha posso contemplar toda a beleza de Fortaleza, e ao mesmo tempo a sua divisão de território. O belo abriga as desigualdades sociais, que não é preciso muito esforço para perceber.
    Com diz, meu lindo, Caio Fernando Abreu: "... Que esse era o melhor jeito de chegar ao fundo: pelos caminhos transversos..." Assim são as varandas.
    Um bj pra quem faz esse blog lindo! Que Deus me de presente: minha irmã!

    ResponderExcluir