sábado, 2 de abril de 2011

Florada das cerejeiras ..

O Japão cancela a festa da florada das cerejeiras. Época terrível a nossa. A flor de cerejeira é celebrada desde há muitos séculos e ocupa uma posição bem importante na cultura japonesa. Sua floração acontece num determinado período, normalmente entre março, abril e maio, marcando o princípio da primavera (haru) e o fim do rigoroso inverno (fuyu). Nessa época o Japão é tomado por um imenso mar dessas flores rosadas, que encantam e alegram todo o país. Elas começam a desabrochar nas árvores primeiro em regiões mais quentes, no sul do Japão, depois em Tokyo e vão em direção ao norte, até Hokkaido lá pelo mês de maio. Esse fenômeno, que dura cerca de dois meses e se “move como uma onda gigantesca” pelo país, é chamado “sakura zansen” e significa, literalmente, “linha de frente das cerejeiras”. Os grandes apreciadores da flor fazem roteiros turísticos acompanhando a transformação da paisagem.
Imagino que é muito grande o sofrimento ainda, após o tsunami. Não há o que celebrar, porque sua simbologia está ligada à fertilidade e à felicidade. É o início do ano escolar para as crianças, a celebração do amor pelos jovens e é quando os recém formados saem em busca de trabalho. São rituais que festejam os bons fluidos que a flor traz.
Essas cerimônias são realizadas ao ar livre, debaixo das belíssimas cerejeiras em flor, e é quando se comemora a sua floração, a qual traz à memória a efemeridade de tudo e a brevidade da vida, e induz a profundas reflexões. 

Um comentário:

  1. Neste Blog encontro conhecimento, emoção, enfim uma infinidade de coisas que enriquecem e induzem o(a) leitor(a) à reflexão. Parabéns!

    ResponderExcluir