terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nossas entrelinhas ..

Fernando Pessoa dizia: “Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.” Porque realmente quando nos colocamos na escrita deixamos posto muito de nós mesmos. Assim como no diário viver podemos observar as entrelinhas de cada um. Enquanto vamos tocando o que nos cabe viver a cada dia, vamos deixando – através de nossas ações – a nossa marca pessoal, íntima de cada um. Nem todos somos iguais, deixamos nossos detalhes.
É só lembrar as características pessoais de cada um, começando pelos amigos. Alguns agem ou deixam de agir a cada situação diária. Interessante as reações observadas. A leitura das pessoas são as idiossincrasias ou temperamentos peculiares.
E os detalhes que cercam nossa existência, impressos em nossos defeitos e virtudes, são nossas características principais. Se formos observar bem de perto aquilo que é visto como um mero abraço, pode ter sido o alimento fundamental em determinado momento. Um simples olhar ou palavra pode ter trazido o bálsamo, a força necessária para alguns.
Quando algo é visto sem profundidade, sem que se perceba as menores características, é muito mais fácil ser visto como normal e natural. Mas quando se olha diretamente nos detalhes é que se pode ver o real valor ou significado de todas as coisas. Imagino que cada grão de areia diário de todos nós e de nossos semelhantes, cada um de nossos passos são as entrelinhas de que somos autores.
E Machado de Assis sabia apreciar o nosso interior, aquela parte de nós que nos faz ser como somos: “Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário