domingo, 14 de novembro de 2010

Casa em ordem ..



Final de ano é sempre uma boa época para fazermos aquele balancinho pessoal. Nossa, como passou rápido! Se lembrarmos do último Natal, observamos que foi ontem. Tudo muito rápido, quase não nos demos conta que já estamos terminando 2010. E aí sabemos que se nos fosse permitido, gostaríamos de voltar no tempo e refazer aquela situação que não ficou bem acabada. Até mesmo, várias situações.
Mas há uma boa notícia: se fizermos do passado um bom professor, aquele que nos deixa uma lição relevante, aí, sim, ainda há tempo de mudança. Isso mesmo, cada vez que arrumamos os tijolinhos do aqui e agora, de maneira mais consciente, certamente colheremos frutos individuais mais saborosos. Pôr a casa em ordem, pôr a alma em ordem o quanto antes. Podemos buscar o que nos falta.
Olha só como o mestre Confúcio arrumou essa história:

Os grandes antigos, quando queriam propagar altas virtudes, punham seus Estados em ordem.
Antes de porem seus Estados em ordem, punham em ordem suas famílias.
Antes de porem em ordem suas famílias, punham em ordem a si próprios.
E antes de porem em ordem a si próprios, aperfeiçoavam suas almas, procurando ser sinceros consigo mesmos e ampliavam ao máximo seus conhecimentos.
A ampliação dos conhecimentos decorre do conhecimento das coisas como elas são (e não como queremos que elas sejam).
Com o aperfeiçoamento da alma e o conhecimento das coisas, o homem se torna completo.
E quando o homem se torna completo, ele fica em ordem.
E quando o homem está em ordem, sua família também está em ordem.
E quando todos os Estados ficam em ordem, o mundo inteiro goza de paz e prosperidade.”

Um comentário:

  1. Adorei a história do Confúcio. De fato, tudo começa e termina em nós mesmos, não é? E vejo vários homens de luz dizendo esta mesma coisa: desde o "amai ao próximo como a ti mesmo", até o olhar psicoterápico que afirma que só amamos a nós mesmos e ao mundo através desse amor... Valeu! Beijo

    ResponderExcluir