quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Envelhecer ..


Música boa é fundamental em nossas vidas. Faz um tempinho, descobri o http://www.naturamusical.com.br/#/default/.mus Site em que a gente pode escolher o tipo de música que quer ouvir. Escolhemos por tema. Por exemplo, pode clicar em ´Ler´ e começa um fundinho musical próprio para quem está fazendo leituras. Há várias opções: colorir, viajar, suspirar, despertar ... Pra quem recebe estímulos pelas notas musicais é uma beleza.
Não consigo ficar sem ouvi-las, interpretá-las. Gosto de perceber as letras e pensar na sutileza que é construi-las: “A coisa mais moderna que existe nesta vida é envelhecer  ...  Não quero morrer pois quero ver como será que deve ser envelhecer.” Arnaldo Antunes, em ritmo de iê iê iê. Uma bela canção sobre como utilizar os anos que nos restam para estar no meio do cilcone e pode aproveitar. O cilcone da própria vida, continua ele: “Não sei porque essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender.”
É quase um tratado, um manualzinho sobre a velhice consciente e, acima de tudo, feliz. Porque ele tem o cuidado, a plena capacidade de rir de si mesmo e refrigerar as descobertas. Quase o mesmo sentido que Leonardo Boff descreve, em 12 de dezembro de 2008, quando completou 70 anos, em Oficialmente Velho. Texto riquíssimo, transcendental porque desvenda com clareza os objetivos do crescimento humano. E aí, de entendimento em entendimento, há o que Boff aprende com Herzer, menina de rua e poetisa: "eu só queria nascer de novo, para me ensinar a viver." Enriqueçamos o tempo que ainda temos: “Estamos sempre em gênese.”

Um comentário:

  1. Apesar de o envelhecimento, como diz você, ser uma gênese, nos dando oportunidades e experiências fantásticas, a maioria tem medo de envelhecer, e tem problemas quanto a ele.
    Acho que não há idade pra se declarar "Oficialmente Velho".
    Abraço.

    ResponderExcluir