terça-feira, 1 de junho de 2010

Aponta pra fé e rema!















 De vez em quando a nuvem do medo nos envolve. Rubem Alves sempre diz que há várias faces do medo, além daquela que nos preserva a vida. Ele diz que somos como os animais. Coisas terríveis podem acontecer a eles e a nós. Mas os animais só sofrem como se deve sofrer, ou seja, quando algo terrível ocorre. E nós, tolos, sofremos porque algo terrível pode acontecer, e o terrível-não-acontecido toma conta de nossas vidas. Já pensou como perdemos tempo por isso? Ele lembra também que quando faz algumas orações se sente mais protegido.  Mas diz que os deuses não nos protegem do medo. Eles nos convidam à coragem de viver a despeito dele.
É isso, eu concordo. Acontece que quando fico muito envolvida pelo medo, luto contra mim mesma para conseguir fazer o contrário. Procuro lembrar com muita clareza de outras situações em que estive paralisada pelo temor, mas desenvolvi coragem para sair adiante. É uma força impulsora que me faz passar da fase da indecisão e do estancamento. E se formos olhar bem de perto o medo ainda deixa um estrago em nossa saúde. E ficamos com situações distintas: a do medo e a do probleminha de saúde.
Robinson Crusoe, amadurecido por sua experiência, isolado na ilha, teria comentado com o amigo Sexta Feira que há uma coisa que ele aprendeu, que o medo do perigo é sempre muito maior do que o próprio perigo. A cosmologia chinesa diz: “Nossa mente precisa ser esvaziada e preparada para compreender o saber e não para somar saber. Compreensão não é o mesmo que erudição." E Fernando Pessoa diz que a erudição é uma soma de conhecimentos, no entanto a compreensão é uma VIDA.
Acredito de verdade que o aumento da consciência - a exata noção da realidade sobre nós e sobre a situação de apreensão - é o melhor caminho. Renascer dentro da treva. Aí está a grande descoberta. Porque se nos propusermos a deixar nossas debilidades de lado em busca de luz para nossas cavernas interiores, receberemos ajuda. Jesus nos ensina a confiança: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á;porque todos os que pedem, recebem; os que buscam, acham;e a quem bate, se abre."(Mateus, 7:7-8.)
No fundo no fundo essas inspirações me fazem muito bem. Na hora certa temos que acender as nossas pequenas estrelinhas. E olha só como Platão ajuda: “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”

Um comentário:

  1. Chris,
    A sabedoria desses homens nos ajuda a lidar com nossos "probleminhas" que, às vezes, não passam de uma imaginação muito fértil ou simplesmente só ansiedade. No fim das contas, o bicho nunca foi e nem será tão papão quanto parece.
    Tem uma frase que eu gosto de um outro homem iluminado que diz:
    "A vida é maravilhosa quando não se tem medo dela." Charles Chaplin
    Um beijo.

    ResponderExcluir