terça-feira, 11 de maio de 2010

Transformação.


O que a lagarta chama de fim do mundo, o homem chama de borboleta.” A frase de Richard Bach me faz lembrar a delícia que é poder transformar aquela comidinha da geladeira num saboroso prato de sopa! E as colchas de retalho? O artesanato mineiro que atrai milhares é um bom exemplo de como podemos reciclar com delicadeza. Gosto dessa energia da renovação. Acho que por isso escolhi a profissão de taquigrafa. Somos aqueles profissionais que transformam a linguagem falada em linguagem escrita. É simples: o orador fala, na velocidade por ele escolhida, e nós anotamos os sinais taquigráficos num bloquinho. Depois vamos ao computador e construímos o texto escrito, com precisão e exatidão ao que foi dito.
A satisfação que sentimos por desenvolver esse tipo de trabalho se dá na mesma medida em que percebemos que aquelas palavras ditas, agora podem ser lidas. Sofreram uma metamorfose lingüística. E em geral essas palavras, agora documentadas, têm múltiplas utilidades.
E é isso: utilidade, importância, relevância. É tudo o que precisamos como estímulo para fazer o que tem que ser feito de mudança. Pela nossa saúde podemos e devemos transformar emoções negativas em estados de harmonia interna. Como tudo está interligado essa transformação de sentimentos protege o coração, alivia as tensões. Conheço pessoas que desenvolvem um mosaico lindo nos relacionamentos, através da reciclagem dos defeitos em virtudes. Outras constroem famílias amorosas com um colorido típico daqueles que sabem abrir mão de si mesmo, de seus egoísmos e crueldades.
Numa reflexão íntima cada um de nós sabe exatamente onde cabem as mudanças. Cada um de nós pode ser artífice do próprio desenvolvimento.

4 comentários:

  1. Quando eu digo que minha irmã é meu livro de autoajuda de bolso!Por essas e outras e ponto.

    ResponderExcluir
  2. Qta verdade vc diz em tão pouco, Ane. É vero, podemos construir um lindo mosaico de relacionamentos, quebrando as amarras da raiva, do julgamento precipitado das pessoas q convivemos ou simplesmente conhecemos e não aprofundamos o conhecer o outro. Qtas vezes perdemos a oportunidade de conviver com pessoas boas, puras, por puro orgulho e preconceito. Espero q o seu texto possa sensibilizar pessoas q se camuflam de anjos e possam descobrir os seus demônios e transforma-los em amor ao próximo, com humildade e compaixão. Muito obrigado por sua sensibilidade e amorosidade. Bravo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, realmente mudar, quebrar paradigmas, abrir mãos de teorias ultrapassadas e do preconceito é preciso, mas percebo que muitas pessoas não gostam e chegam mesmo a repudiar o tema do desenvolvimento pessoal, já reparou???? Acho que não estão dispostas a fazer transformações ou mudanças na sua vida. Sei que mudar não é fácil, eu que os diga, tenho tentado tantoooo.... Mudar significa fazer algo de novo, algo a que não estamos acostumados e nos é desconhecido. Li num livro uma vez que "a função da mente é manter-nos num nível confortável de segurança, ELA fará uso de todos os estratagemas que possam impedi-la de tomar decisões encaradas como potencial risco para a sobrevivência" Mas saiba q vc ajuda muito a eu me tornar uma pessoa melhor!

    ResponderExcluir