domingo, 2 de maio de 2010

Estrelinhas ..

Guimarães Rosa sempre me encantou. Era um sensível e aplicado estudioso do ser humano e do mundo a sua volta. Inteligente, falava várias línguas. Sua obra-prima Grande Sertão: Veredas foi e é um grande sucesso. Fico admirando por horas algumas frases ditas por ele. Aquela sobre o amor, diz assim: “Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.” Imagina, uma lição de vida em três linhas. Simples assim. É verdade, pura verdade.
Era também um corajoso. Quando dizia: “O animal satisfeito, dorme” estava nos convidando a lutar, a mexer, a estar em movimento constante. A satisfação em qualquer campo de nossas vidas é um fim de linha, uma parada, uma conclusão. O contrário disso é a busca pela mudança. A tentativa de acertar. É ouvir com atenção às inquietações e não desistir. Rejuvenescer. Construir algo concreto que possibilite experimentar o diferente.
Meu estudo sobre a obra de Guimarães veio pela realização de um curso de Literatura. É interessante perceber que os alunos vão ficando curiosos pelos autores. As identificações levam ao aprofundamento da leitura e daí só ao plano prático. A aplicação no dia a dia, a experimentação viva de verdades universais. Ainda acho que os escritores recebem, em suas inspirações, revelações divinas. Aí, com maestria e arte, deixam nossa vida mais iluminada. Salpicam estrelinhas para nos conduzir.

9 comentários:

  1. É verdade Anne, os escritores trabalham as emoções com uma mestria q me impressiona sempre, pricipalmente aqueles q falam do amor, da vida, do compartilhar, do viver.
    Bacana isso de estrelinhas, é vero, saõ estrelinhas q nos dão um norte, nos mostram o caminho para vivermos com mais encanto essa delícia de mistério q é a vida! Bravo!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida, que gostosura!Fico feliz que a usina de idéias continue a produzir mais e mais delícias.
    Beijos e até breve

    ResponderExcluir
  3. Amiguinhas,
    Mil vezes obrigada pelas palavras de carinho! Como eu disse: ´o seu olhar, o seu olhar melhora, melhora o meu!!!´
    Beijocas ..

    ResponderExcluir
  4. Eu vou ser figurinha carimbada aqui!! Amo tudoooooooo que minha irmã escreve e fala!!bjs e bjs

    ResponderExcluir
  5. adorei...nossa é lindo...
    esta de parabens seu blog è uma delicia de ver.as palavras penetram,e viaja dentro da gente!
    um abraço de canoa quebrada!
    lucia

    ResponderExcluir
  6. Que lindo! Lúcia é uma ex-aluna que mora em Canoa-Quebrada e é proprietária da Pousada Alternativa, a mais linda e aconchegante de lá. Sempre sensível, inteligente e atenciosa.
    bj
    Eliane

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Lúcia!
    Um abraço de Canoa Quebrada é tudo de bom! E ex-aluna de Eliane, um prazer!
    Bj ..

    ResponderExcluir
  8. Que bom ver suas idéias no blog, Christiane... A literatura tem o poder de nos fazer iguais, porque retrata o nosso mundo imaginário e interior... Guimarães Rosa traduziu na obra citada a alma do povo brasileiro, parece que o viu por inteiro, embroa seja assustador imaginar que ele tenha visto aos olhos do tempo em que viveu... maravilha de livro! maravilha de povo! maravilhad e blog! beijos

    ResponderExcluir
  9. Que bom que gostou! A literatura é mesmo mágica em nossas vidas. E ainda nos faz compartilhar momentos como esse ... Obrigada!

    ResponderExcluir